Você, que assistiu à série de Game of Thrones, sabe que a disputa para assentar no trono de ferro é pesada. A batalha entre as quatro grandes famílias pelo comando dos reinos requer líderes capazes de juntar pessoas, angariar exércitos e desenvolver estratégias eficientes de guerra. Saiba que todo o enredo traz à tona diversas lições de liderança para a sua vida profissional!

Quer aprender sobre liderança com a sua série favorita? Você está no lugar certo! Desenvolvemos este texto para mostrar a você quais são as principais lições de liderança que podem ser absorvidas ao assistir à série Game of Thrones, ao mesmo tempo em que trazemos dicas de como se inspirar com elas!

6 lições de liderança inspiradas em Game of Thrones

Um dos maiores atributos para liderar é o pensamento estratégico e, ao decorrer das sete temporadas, os espectadores puderam acompanhar os personagens utilizando muito esse aspecto. Aprenda a seguir 6 lições de lideranças com Game of Thrones!

1. Cumpra as suas promessas

O principal lema da casa dos Lannister é apresentado logo no início da série por Tyrion Lannister, em que ele afirma: “Um Lannister sempre paga suas dívidas”.

Esse é o exemplo clássico de frase aplicada quando queremos que uma empresa sempre cumpra com o que foi acordado. Deixar de cumprir com o que você prometeu faz com que a credibilidade caia. Assim, as organizações devem desenvolver metas reais, mesmo que em um prazo mais longo, para cumprir as suas promessas.

2. Antecipe os riscos

A família Stark carrega um lema na forma de um lembrete, ou, para quem conhece a série: “O inverno está chegando”. Essa frase serve para a necessidade constante de prever riscos. Isso porque, caso eles não estivessem preparados, provavelmente não sobreviveriam.

Assim, é possível observar na série que os governantes do Norte sempre analisavam e desenvolviam estratégias conectadas ao real cenário. Observando de outra forma, certos acontecimentos que mais marcaram as temporadas aconteceram em função da falta da análise de risco.

Devemos levar em consideração os acontecimentos de Game of Thrones para sabermos que todo líder, antes mesmo de dar qualquer passo, deve analisar previamente e profundamente os riscos para não agir por impulso. Diversos acontecimentos da série poderiam ter sido evitados, seja por meio de temperança, seja pela mensuração dos riscos.

Dessa forma, as lideranças empresariais devem sempre estar de olho aos pontos críticos e desenvolver uma estrutura para superar eventualidades. Exatamente porque, como em Game of Thrones, se algo acontece e você está desprevenido, o caminho de volta pode ser ainda mais complicado.

3. Construa alianças

Nenhum homem, ou líder, é capaz de sobreviver sem fazer alianças ou conquistar pessoas para que trabalhem em prol de algo em comum. Nesse contexto, os gestores devem construir alianças confiáveis, embasadas em interesses genuínos e em relações em que todos saem ganhando.

Em Game of Thrones, foram estabelecidas algumas alianças que merecem a devida atenção para os objetivos e ambições de ambas as partes: a primeira seria entre as famílias Lannister, Tyrell e Bolton, que funcionou até certo tempo, e a outra entre Targaryen e Stark.

4. Conheça os seus adversários

Um momento dramático da série é a morte de Jon Snow durante a guerra dos 5 reinos que, inclusive, aconteceu pelas mãos de seus próprios soldados da Patrulha da Noite. Essa é apenas mais uma lição sobre a importância de conhecer seus potenciais adversários para antecipar quaisquer ameaças.

Ao ser inflexível com seus valores, o Lorde Comandante Snow largou mão de ouvir seus próprios soldados e foi traído, mesmo com ideais nobres. Diversos outros fatos conectados a Jon Snow no decorrer da série trouxeram à tona esse tipo de lição ao personagem.

Por meio das lições aprendidas, Jon retornou e puniu aqueles que o traíram, exatamente para conquistar o castelo da casa dos Stark, Winterfell e, ao mesmo tempo, declarar-se Rei do Norte.

5. Seja ousado e empático

Líderes que desejam conquistar objetivos extraordinários devem ser destemidos. Jon Snow e Danny da casa dos Targaryen, demonstraram essa característica em vários momentos e foram os personagens que mais cresceram no caminho da liderança no decorrer das temporadas.

Sua coragem de comandar três dragões fez com que Danny fosse uma líder por natureza, o que se evidenciou por meio da necessidade de participação de mais pessoas no momento de tomar decisões.

Daenerys foi capaz de demonstrar que para ser líder é importante estar preparado e angariar pessoas de confiança ao redor para tomar decisões. Isso é o que acontece na prática com conselhos administrativos.

Entretanto, a “Mãe dos Dragões” apresenta uma característica que a difere das demais pessoas e que é fundamental para um líder: a empatia. Essa é uma virtude com a qual é possível conquistar as pessoas que estão em uma posição abaixo de você.

Assim, Daenerys demonstrou uma postura em que é capaz de convencer um soldado a lutar ao seu lado, porque essa seria a melhor opção. Esse é um exemplo que vem ao contrário de outros personagens, que obrigam seus soldados a lutarem.

6. Não lidere a ferro e fogo

Cersei Lannister é uma personagem muito segura de si e que, muitas vezes, ignora a opinião de pessoas mais capacitadas. Ela não dá ouvidos para os demais nem mede esforços para alcançar seus objetivos.

Esse é um estilo de liderança “a ferro e fogo” muito falho e que traz resultados apenas no curto prazo. Trata-se de um tipo de gestão complicada, que gera danos em longo prazo, pouco efetiva e que pode trazer crises pelo olhar quadrado da situação.

Você acabou de aprender as principais lições de lideranças que podemos absorver pela série Game of Thrones. Demonstramos aqui que, com um pouco de criatividade, é possível aprender habilidades para o mercado de trabalho assistindo a seriados, isso não é o máximo? Esperamos que você tenha gostado e continue aprimorando as skills necessárias para se tornar aquela pessoa gestora que almeja.

Gostou do texto? Então, assine agora nossa newsletter e fique por dentro do melhor conteúdo online sobre liderança!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *