OBJETIVOS DO CURSO: Formar líderes e gestores com competências para integrar as práticas de Environmental, Social, and Governance (ESG) nas estratégias e operações das organizações, visando a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa, habilitando os participantes a aplicarem práticas de ESG no cotidiano organizacional através de ferramentas, técnicas e estratégias eficazes, adaptando-as às necessidades e realidades específicas de cada empresa.
Durante o curso, pretende-se cultivar lideranças capazes de promover uma cultura organizacional alinhada aos princípios ESG, inspirando equipes e stakeholders a adotarem práticas mais sustentáveis e éticas.
512hs 12 disciplinas + TCC
14 meses + 3 meses para TCC
Ao vivo via Zoom
Sexta-feira (18h às 23h) Sábado (8h às 19h) Domingo (8h às 13h)
02 de agosto de 2024
Pós-graduação lato sensu (nível de especialização)
Incrementar a capacidade do discente para a visão e necessidade do novo mercado ESG, por meio da neurociência organizacional que visa auxiliar as novas habilidades e competências para um mindset resiliente, ético, flexível, criativo e sistêmico. Incrementar o potencial para uma gestão contemporânea, exigente e de transformações, e ao mesmo tempo, humanizado.
Discutir os riscos atuais ligados aos riscos financeiros e de sustentabilidade. A gestão contemporânea precisa ter um olhar focado no risco e sustentabilidade como fontes seguras de desenvolvimento organizacional ético e com visão de futuro. Apresentar certificações financeiras e fontes de investimento para implantação e gestão das práticas ESG de uma forma viável e rentável para as organizações.
Abordar as questões jurídicas ligadas às práticas ESG visando o cumprimento das normas exigências legais para as mais diversas certificações, questões éticas, normas interconectadas às regras da governança corporativa, inclusive para o mercado e a regulação da bolsa de valores brasileira e internacional.
Abordar os conceitos de sustentabilidade, definição de “ESG”, gestão ambiental empresarial, geração de valor e gestão de risco em sustentabilidade. Avaliação da cadeia produtiva sob o olhar da sustentabilidade e da gestão ambiental. Marcos regulamentadores e normas. Indicadores de sustentabilidade e de gestão, mensuração e monitoramento das questões de sustentabilidade e seu alinhamento com a contabilidade e relatórios corporativos.
Desenvolver no discente uma visão moderna da economia verde e em sintonia com os princípios da ONU e as ODS. Para esta característica contemporânea, discute, desenvolve e lapida os conceitos da economia circular, criativa e compartilhada por conceitos competitivos modernos da competição.
''Implantando uma cultura de inovação. Porque a inovação falha. A inovação e o trabalho a ser realizado. O que os clientes não dizem. Dimensões das soluções; funcional, emocional e social. Recursos e ferramentas no processo da inovação. Fundamentado no programa internacional da FranklinCovey ''''Descubra o Porquê''''.
Traduzir para os alunos a condição de inteligência sustentável muito além do papel. Desenvolver sim o pensamento de cidades e modelos de negócios que trabalhem a base de respeito ao meio ambiente e com igualdade social.
Aborda as práticas de diversidade, direitos humanos, cultura e comunicação no ambiente organizacional. Desenvolve programas de diversidade, equidade e inclusão, éticos e em sintonia com as necessidades organizacionais. Discute as políticas de diversidade e inclusão, diversidade e competitividade, ao mesmo tempo em que desenvolve a visão de estratégia competitiva.
Discutir a concepção de propósitos e a gestão de valor das marcas (branding) a partir das dimensões do ESG, o que inclui a sinergia entre comunicação institucional, mercadológica e interna. Como combater as práticas de greenwashing. Apresentar relatórios de ESG como parte da comunicação de branding.
Discutir e desenvolver as questões do desenvolvimento social nas organizações em sintonia com as necessidades e características do compliance de uma forma humanizada com equidade social, de acordo com as características da organização e macrotendências do mercado em geral. Propõe o desenvolvimento social das organizações de forma sustentável.
Fundamentos do empreendedorismo sustentável, abordagem da inovação como motor de soluções sustentáveis, princípios e importância do empreendedorismo sustentável, análise detalhada dos princípios éticos e transparentes do empreendedorismo sustentável, modelos de negócios sustentáveis e exploração aprofundada de modelos de negócios sustentáveis, incluindo economia circular, upcycling, cocriação, compartilhamento, economia circular.
Explora o conceito de reputação empresarial, com um foco especial no Marketing Verde e Social. Análise de casos práticos e conceitos teóricos, como essas estratégias de marketing influenciam a percepção pública da empresa.
Projeto Prático – 40h
Trabalho de Conclusão de Curso
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) integra a matriz curricular do curso e constitui atividade obrigatória para sua integralização. O TCC consiste em um estudo aprofundado de um tema específico relacionado à área, o qual deverá ser apresentado em formato a ser definido em conjunto com o orientador(a).
Na condução deste trabalho o estudante tem a oportunidade de contrapor teoria e prática, bem como iniciar ou aprofundar-se na pesquisa científica, contribuindo para a construção do conhecimento e preparando-se para, eventualmente, cursar uma pós-graduação stricto sensu.
As soluções FranklinCovey ajudam as pessoas a enxergar as coisas de uma maneira diferente – O primeiro passo na mudança.
FranklinCovey Ⓒ 2022 – Todos os direitos reservados.